sábado, 31 de maio de 2008

A tuberculose ainda faz vítimas no mundo

Já houve épocas em que a tuberculose foi considerada uma doença sob controle, mas, hoje, apesar de todas as formas de prevenção e tratamento,ela está se agravando em todo o mundo. O número de pessoas infectadas e de mortes aumenta e, para piorar, o bacilo responsável pela doença está se tornando cada vez mais resistente às drogas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial-2bilhões-está contaminado com o bacilo de Koch. Aproximadamente 1O% dessas pessoas vão desenvolver a doença. A cada ano, surgem 8 milhões de nivos casos.
Em parte, isso se deve à perda de eficácia da BCG e das drogas existentes. Essa ineficácia se relaciona a diversos fatores, como as diferenças nas preparações de BCG testadas, a virulência do bacilo da tuberculose em diversas regiões do mundo, diferenças genéticas e nutricianais das populações infectadase, até mesmo, o emprego de diversas metodologias para coleta dos dados e análise dos resultados das pesquisas. Vários países, como os Estados Unidos, têm evitado o uso da BCG e pesquisado uma uma vacina substituta.

Saiba mais sobre este assunto através do site-www.estado.com.br/editorias/2001/06/03 e www.cienciaviva.mct.pt/healthXXI

Nenhum comentário: